Os diferentes tipos de crédito.


Qual tipo de crédito você tem? Explicaremos, a seguir, os 3 tipos básicos de crédito para que você compreenda as diferenças e as formas que as instituições emissoras de cartões de crédito usam para calcular os encargos financeiros.

Diferentes
 Tipos básicos de crédito:
1.     Crédito parcelado – Os produtos e serviços são pagos em duas ou mais prestações fixas. Nesse caso, pode ou não ser cobrados juros do titular. Exemplo: carros, eletrodomésticos, empréstimos.

2.     Crédito rotativo – Pode-se comprar muitos produtos e serviços com esse recurso, desde que o total não exceda o limite de crédito concedido ao titular do cartão. O pagamento é efetuado periodicamente pelo titular, por qualquer valor que seja igual ou superior ao valor do pagamento mínimo exigido. Neste caso, o saldo devedor poderá ser acrescido de encargos financeiros. Exemplo: cartões de crédito.

3.     Compra parcelada em boleto – É uma modalidade que permite a você comprar algo e fazer o pagamento em parcelas pré-definidas por meio de boletos bancários. Se pagar cada boleto dentro do prazo, não terá de pagar quaisquer encargos de financiamento.

Como calcular os juros:
Para saber quanto a mais você pagará se fizer compras a crédito, leia com atenção os termos do contrato de seu cartão de crédito, pois as instituições financeiras usam métodos diferentes entre si para o cálculo de juros, que poderão incidir por dia ou por mês. Lembrando que, se você não fizer o pagamento integral da fatura, o saldo devedor é automaticamente acrescido de juros e encargos. Quando isso acontece mais de uma vez seguida, você paga juros sobre juros (ou, juros compostos). Portanto, se o valor total da fatura for alto e você fizer somente o pagamento mínimo, estará transferindo juros de mês a mês, sobre os quais incidirão novos juros e você acabará pagando cada vez mais caro.

O que são encargos de financiamento:
Os encargos de financiamento (juros, taxas, multas ou comissões) são aqueles cobrados pela instituição de crédito por permitir que você transfira saldos devedores de um mês para outro. Para evitar os encargos de financiamento, a melhor maneira é fazer o pagamento integral de sua fatura todos os meses. Se você não pagar o total, o saldo devedor ficará sujeito aos encargos de financiamento. Portanto, todas as vezes que você transferir o pagamento de uma parte da fatura para o mês seguinte, seus encargos de financiamento continuarão aumentando.

Como se calculam os encargos de financiamento:
Na fatura de seu cartão de crédito estão detalhados os cálculos dos encargos de financiamento. Embora cada instituição tenha seu próprio método de cálculo, costuma-se utilizar algum dos descritos a seguir:

·         Saldo Médio Diário: O emissor do cartão de crédito acrescenta o saldo devedor de sua fatura anterior (se você não fez o pagamento integral) a todas as novas compras e saques em dinheiro e divide o total pelo número de dias do período que está sendo faturado. Esse é o valor que aparece na sua fatura.

·         Saldo Ajustado: Partindo do valor do saldo de sua fatura no início do período de faturamento, o emissor de seu cartão subtrai os pagamentos que você tiver efetuado no período. Isso significa que seu saldo devedor se mantém mais baixo e você pagará menos encargos de financiamento.

·         Saldo Inicial: O emissor do cartão aplica o encargo de financiamento ao seu saldo inicial para o período de faturamento e não inclui no cálculo as compras e pagamentos efetuados durante o mês seguinte.

·         Saldo Final: O emissor do cartão usa seu saldo total para o período de faturamento. Portanto, as compras e pagamentos efetuados durante esse período estão todos incluídos no cálculo.

Agora que você conhece os encargos que incidem sobre o uso de seu cartão de crédito, fica ainda mais fácil compreender a importância de usar seu cartão de forma consciente. Aprenda a gerenciar seu cartão de crédito de modo a manter controle total sobre seus gastos e beneficie-se disso.
Fonte: http://www.consumidorconsciente.org/os-diferentes-tipos-de-credito/
custos de financiamento, tipos de crédito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça também nosso site sobre Cooperativas de crédito.

Conheça também nosso site sobre Cooperativas de crédito.
Cooperativas de Crédito no Grande ABC

Antecipação de duplicatas

Antecipação de duplicatas
A antecipação de duplicatas é uma negociação financeira de curto prazo atribuída a antecipar os valores que a empresa tem a receber das vendas a prazo, financiadas através da emissão de duplicatas mercantis ou de serviços.

Maquinas de Cartão Trabalhamos com Safrapay, Getnet e C6pay.

Maquinas de Cartão Trabalhamos com Safrapay, Getnet e C6pay.
A maquininha de cartão é um dispositivo para receber pagamentos pelas vendas do seu negócio. Ela é um aparelho fácil de segurar, que oferece a possibilidade de o cliente inserir o cartão e digitar a senha para fazer uma compra ou pagar por aproximação, dependendo do modelo de maquininha.

Quer evoluir profissionalmente?